8 motivos para adicionar azeite de oliva extravirgem à dieta do seu cachorro!

Os vários benefícios do consumo regular e moderado do azeite de oliva extravirgem também podem e devem ser usufruídos por nossos cães.

Ana Corina
Ana Corina
Autora do blog educativo Mãe de Cachorro Também é Mãe e colunista do jornal Notícias do Dia.


Florianópolis

 

Arte Mendes/ND

É gostoso!

 

Poucos suplementos ajudam tanto quando o assunto é abrir o apetite e fazer o peludo comer. Para ajudar a “temperar” a ração você também pode acrescentar uma pitada de canela em pó e cúrcuma (açafrão da terra). Para potencializar os benefícios maravilhosos da cúrcuma, a veterinária Sylvia Angélico, do site Cachorro Verde, recomenda acrescentar a ela uma pitadinha de pimenta do reino. Cúrcuma é um antiinflamatório poderoso, excelente para combater todo tipo de inflamação, inclusive câncer!

Embeleza

As gorduras monoinsaturadas do azeite de oliva extravirgem ajudam o processo de emagrecimento, pois quebram as células de gordura, agindo na gordura abdominal e reduzindo a sensibilidade à insulina. Ou seja, ótimo para pets diabéticos. Promova a saúde da pelagem de seu cão de dentro pra fora, oferecendo o azeite de oliva extravirgem a ele com regularidade.

Amigo da saúde 

Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva extravirgem previne e diminui os efeitos de doenças cardiovasculares e do diabetes. Contém ácido oleico e outros componentes que são eficazes na prevenção do câncer, doença que mata 50% dos cães com mais de dez anos de vida!

Imunidade

Com um altíssimo nível de antioxidantes – incluindo polifenóis, vitamina E, clorofila e carotenóides – o azeite de oliva extravirgem é muito eficaz em aumentar o sistema imunológico para que esteja mais apto a combater doenças. Cães com um sistema imunológico elevado estão menos sujeitos a sarnas, vermes, carrapatos e pulgas, você sabia?

Longevidade

 Cães não vivem tanto quanto gostaríamos, mas é ainda mais triste saber disso e vê-los partindo após poucos anos de vida. O uso regular do azeite de oliva extravirgem previne a oxidação das células causada por radicais livres, processo que pode levar ao envelhecimento precoce. Ou seja, o óleo também ajuda a manter nossos peludos mais jovens.

Cérebro 

Mais um ponto positivo para nosso amigo de oliva: ele ajuda a prevenir o declínio cognitivo associado ao processo de envelhecimento de todas as espécies, então tenha como hábito servi-lo uma vez ao dia a cães acima de 7 anos de vida. Essa medida é ainda mais importantes para cães de raças famosas por sua inteligência, como border colliespoodles e vira-latas! Ele também ajuda a melhorar o sistema circulatório de raças como o buldogue inglês (e outras de focinho achatado).

Circulação e respiração 

O consumo regular do azeite de oliva extravirgem pelos cães melhora seus sistemas circulatório e respiratório, pois ajuda a facilitar a circulação sanguínea. Em humanos, esse benefício ajuda a reduzir os efeitos da asma! Tais características são especialmente importantes para cães braquicéfalos, ou seja, todos aqueles que possuem focinhos curtos, achatados ou praticamente inexistentes (pugs, shih tzusboxersshar peis, cane corsos, mastins, lhasas, todos os buldogues etc.).

Quanto oferecer?

Para cães de até 10kg, acrescentar 1 colher de café, 1x ao dia. Para cães de 10 a 20kg, 1 colher de chá rasa 1x ao dia. Para cães de 20 a 35kg, 1 colher de chá cheia ou uma colher de sobremesa rasa. Acima de 35kg, 1 colher de sobremesa 1x/dia.

Blog Mãe de Cachorro Publicado em 07/02/14-10:01


Matérias relacionadas