Acabe com pulgas e carrapatos usando produtos naturais e eficientes, sem intoxicar cães e gatos!

É possível manter cães, gatos e quintais livres de pulgas sem usar produtos tóxicos e caros. Confira dicas de ações simples e eficientes.

Ana Corina
Ana Corina
Autora do blog educativo Mãe de Cachorro Também é Mãe e colunista do jornal Notícias do Dia.


Florianópolis

Mendes/ND

 

Pulgas e carrapatos

Quem convive com cães e gatos sabe que um dos cuidados básicos é mantê-los longe desta famosa dupla que transmite diversas doenças, além de grandes incômodos. E ao contrário do que tenta se fazer crer, produtos usados para combater estes parasitas, sejam aplicados nos cães ou no ambiente, são tóxicos e podem trazer prejuízos à saúde dos animais, podendo até matar.

Funciona!

Ações simples e produtos naturais são eficientes e mantêm pulgas e carrapatos bem longe do seu quintal ou animal, sem intoxicá-los. Faça um controle rigoroso do ambiente, onde vivem 95% das formas imaturas de pulgas e carrapatos. Para lavar calçadas e casinhas use uma solução de água bem salgada. Abuse do uso do aspirador e jogue o saco fora em seguida.

Mais dicas I

Misture óleo de neem (vendido em pet shops e agropecuárias) na proporção de 100ml de óleo para 5 litros de água e pulverize casinhas, quintais, paredes, carpetes, tapetes, pisos e todo o ambiente onde há infestação! Ele funciona como repelente e inseticida e é excelente. Atenção redobrada para pisos de madeira, carpetes e tapetes e prefira casinhas de plástico para cães que moram no quintal. Dê banho de sol nas casinhas, camas, roupas e roupas de cama dos peludos, de preferência todos os dias. O suplemento alimentar em pó Estibion Plus Neem mata pulgas e carrapatos em cães e gatos. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou pela internet. 

Mais dicas II

Pulgas e carrapatos preferem atacar cães e gatos com imunidade baixa, manter seu peludo com boa imunidade ajuda a deixá-los longe! Ter boa imunidade passa por estar no peso ideal (nem gordinho, nem obeso!). Alho cru picadinho oferecido para cães (nunca para gatos) aumenta a imunidade e age como repelente. Dosagem: 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso do cachorro. Uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó por dia, dependendo do porte do animal, também reforça a imunidade quando oferecida regularmente na alimentação. Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água onde seu cão/gato bebe ajuda a manter pulgas e carrapatos afastados. Existem medicamentos homeopáticos que eliminam pulgas e carrapatos.  Leia mais sobre o assunto e conheça as homeopatias no endereço www.maedecachorro.com.br.

Evento

Neste sábado tem evento de adoção da ONG Amigos e Protetores de Animais da Palhoça (APRAP) em parceria com o supermercado Comper, que está realizando um Festival Mundo Pet.  Cães e gatos castrados e saudáveis esperam por sua visita, das 9h30 às 16h00, no Comper Palhoça. Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto e comprovante de residência, passar por entrevista e assinar um Termo de Adoção. 

De novo

O quadro sobre adoção de animais adultos não foi ao ar no sábado passado no programa Magazine, mas será exibido amanhã às 17h na Record News SC, canal 6 na TV aberta e canal 7 na Net, conforme a nota publicada na semana passada. Reprise: quarta-feira às 11h30.

 

Divulgação: APRAP/Comper
APRAP, ONG de Palhoça, realiza evento de adoção neste sábado!


Matérias relacionadas