O que fazer ao deparar-se com um cão atropelado? Conheça dicas simples e efetivas para ajudá-lo

Os animais não votam, mas nós podemos representá-los neste domingo. Vote com responsabilidade! E mais: evento de adoção no sábado

Ana Corina
Ana Corina
Autora do blog educativo Mãe de Cachorro Também é Mãe e colunista do jornal Notícias do Dia.


Florianópolis

Luiz Mendes/ND


Atropelamentos
Há situações pelas quais jamais gostaríamos de passar, mas que ainda assim podem acontecer em nossas vidas, então é melhor estar preparado para melhor lidar com elas. O atropelamento de cães é uma delas e saber algumas informações a respeito pode ser decisivo na ajuda ao animal. A coluna de hoje vem com um formato um pouco diferente. Vale recortar e manter por perto.  

 

* Em primeiro lugar, se o cão não estiver vomitando ou com sangue saindo pelo nariz ou boca, tente amordaçá-lo (desde que ele também não tenha lesões na face). Como ele talvez esteja sentindo muitas dores em função do atropelamento, pode tentar morder a pessoa que está tentando ajudá-lo como uma maneira de se defender da dor.

* Se ele estiver vomitando e/ou com sangue saindo pelo nariz ou boca jamais tente amordaçá-lo, caso contrário ele se engasgará com o próprio vômito e fará falsa via (conteúdo alimentar vai em direção aos pulmões e vias aéreas inferiores).

* Animais inconscientes também nunca devem ser amordaçados.

* Verificar se a boca não está obstruída por sangue/saliva ou qualquer outra substância. Verificar se o cão está respirando e deixar suas vias aéreas livres para a respiração.

* Com muito cuidado (procurando não tocar na área lesada) carregue-o na posição horizontal. Desta maneira evita-se o agravamento das lesões, principalmente se forem na coluna.

* Se houver hemorragia visível, pressionar a região com pano ou com o dedo mesmo, dependendo da extensão da lesão.

* Em caso de fratura, não tocar no membro acometido, senão ele poderá morder para se defender em função da dor.

* Se for fratura exposta, cobrir com pano limpo para tentar deixar a lesão o menos contaminada possível.

* Se for possível, coloque-o sobre uma maca improvisada (tábua, por exemplo) mantendo-o sempre na posição horizontal.

* Caso ele seja carregado no colo, leve-o sempre na posição horizontal.

* Leve-o até o carro e coloque-o no colo ou no banco de trás cuidando para que ele se movimente o mínimo possível (sempre na posição horizontal).

* Não tente imobilizá-lo porque isso o deixará mais ansioso e ele tentará se desvencilhar, podendo aumentar os danos que por ventura tenham ocorrido.

* Leve-o imediatamente para ser atendido por um médico veterinário.

Urnas
Domingo é dia de representarmos também os animais nas urnas. Vote com responsabilidade, reúna o máximo de informações possíveis sobre os candidatos, estabeleça critérios que o ajudem a perceber quem realmente fará a diferença em uma cidade mais justa para cães, gatos, animais de tração, etc. e só então decida seu voto. Candidatos que muito prometem sem ter histórico nenhum de proteção animal merecem uma pesquisa mais aprofundada, pois podem continuar só no discurso.

Adote
O Instituto É o Bicho realiza amanhã, das 10h às 17h, um evento de doação de cães no supermercado Imperatriz do Córrego Grande. Taxa de adoção: R$10. Para adotar é preciso ser maior de 18 anos, passar por entrevista, assinar um termo de responsabilidade pela adoção e apresentar documento com foto e comprovante de residência. Informações e fotos de vários animais para adoção no site www.eobicho.org.

Curso

Acontece amanhã, das 14:00 às 20:00, no Espaço Cultural Sol da Terra, o Curso de Alimentação Caseira para Cães e Gatos Saudáveis. Ministrado pela veterinária paulista e editora do site Cachorro Verde (www.cachorroverde.com.br), o curso é voltado para a compreensão de aspectos teóricos e práticos das dietas caseiras: planejamento, compra, cálculos, montagem das porções, complementos, armazenamento, descongelamento, variação dos itens, oferta, monitoramento da saúde, como proceder em caso de viagem etc. Estarei lá apoiando a iniciativa, que pratico com meus cães desde 2009 com 100% de aprovação! 

Divulgação: Cachorro Verde
Curso traz tendência mundial de alimentar cães e gatos com alimentos específicos às espécies.

Divulgação: Instituto É o Bicho
Evento acontece amanhã!
Publicado em 05/10/12-06:00