SC pronta para vestir

Adriana Baldissarelli
Adriana Baldissarelli
Jornalista nascida em Lindóia do Sul (SC), formada na UFSM, em 1989. Com experiência nos veículos Correio do Povo e DC.


Florianópolis

Cem indústrias catarinenses de moda se reúnem, entre hoje e sábado, em Itapema, no Catarina à Porter, evento para promover negócios e mercados, em parceria do Sebrae/SC e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O desenvolvimento desse polo industrial, pelo Programa Nova Economia, passa pelo atendimento em gestão, melhoria de processo produtivo e promoção comercial de 2,4 mil empresas até 2014, informa o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Cardoso. Universo de um terço dos 7,3 mil estabelecimentos de confecção de artigos do vestuário e de acessórios apontado no SC em Dados da Fiesc. A atividade, aliás, com 110 mil trabalhadores é a que mais emprega no Estado. Mais que a indústria de alimentos.

De fora

Abimaq aponta que os importados correspondem a 61% do consumo total de máquinas e equipamentos no mercado nacional no acumulado deste ano.

Um terço em tributos

Divulgação/ND

A cada três caixas que compra do mesmo remédio, o brasileiro paga uma quarta em impostos, comparou o senador Luiz Henrique, ao relatar a proposta de emenda à Constituição que isenta medicamentos de uso humano do também catarinense Paulo Bauer. A PEC foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça e segue para votação no plenário. Está na hora, acrescentou LHS, do Brasil deixar de ocupar a “vergonhosa posição de líder mundial de taxação sobre medicamentos”. São seis tributos que aumentam a carga em 33,9%, contra os 6,3% da média mundial. No relatório, LHS manteve apenas o imposto sobre importação. Uma vez aprovada, é de se acompanhar a queda nos preços. Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, México e Venezuela são alguns dos que praticam taxação zero.

“Nós precisamos fazer com que os brasileiros tenham acesso a medicamentos mais baratos, este é o primeiro procedimento para recuperação da saúde” _ Paulo Bauer

Simpatias

Com o projeto que prevê pagamento preferencial dos benefícios sociais às mulheres chefes de família, Paulo Bauer tem aumentado seu grau de simpatia entre as petistas. Já colecionava afagos republicanos em imagens com Dilma e Ideli, como no lançamento do Minha Casa Minha Vida em Blumenau, e sempre conseguia gentilezas de tempo na tribuna do Senado sob a presidência de Marta Suplicy. Com pareceres favoráveis de Angela Portela, do PT de Roraima, e de Ana Rita, do PT do Espírito, o projeto seguiu para a Câmara dos Deputados. Caiu nas mãos da petista carioca Benedita da Silva, de modo que o tucano, claro, está confiante na aprovação.

Fracionado

Divulgação/ND

Agora também de olho no consumidor de bares e restaurantes, a Amoratto Sorvetes Artesanais, de Florianópolis, lança neste Verão sabores exclusivos em minicopos com pazinha sob a tampa. A nova estratégia de mercado, já que antes apostava especialmente na venda em endereços próprios, coincide com a entrada da marca em Curitiba. Em operação desde 1993, a fábrica localizada na SC-401, próximo ao Centro Administrativo, produz cinco linhas de sorvete, em torno de 60 sabores, e cresce à razão de 10% ao ano. Os práticos minicopos contêm sete sabores, sendo que o de maracujá é zero lactose.

Já sabem

A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, reconheceu ontem, no Rio, a necessidade de ampliar a oferta de gás natural para Santa Catarina. “A Região Sul é onde se identifica claramente o déficit (de gás natural) a ser atendido”, declarou, em menção ao aumento da demanda e à necessidade de soluções para o transporte do gás natural e novas alternativas de suprimento. O GNL (gás natural liquefeito), por exemplo, só pode ingressar na rede da SCGás com a implantação de novo terminal de regaseificação no Sul.

Demanda

Na semana passada, em Brasília, Raimundo Colombo lembrou a presidente Dilma que é preciso aumentar em pelo menos 50% o suprimento de gás natural ao Estado na próxima década. A SCGás já distribui 90% do volume contratado com a Petrobras. Hoje, de volta a Brasília, Colombo acompanha o anúncio de medidas do Bolsa Família para quem tem filhos até seis anos e renda per capita inferior a R$ 70 e a posse do catarinense Teori Zabascki no STF.

No Canadá

Empresários catarinenses interessados em internacionalização têm a chance de contatos estratégicos com canadenses do setor de tecnologia de informação e comunicação (TIC) na segunda-feira que vem, na sede da Acate. Delegação do Corredor Tecnológico de Ontário, que emprega 272 mil pessoas em 6,7 mil empresas e movimenta US$ 75 bilhões, está na Capital para oferecer negócios e parcerias num ambiente de baixo risco e grande volume de créditos fiscais para P&D.

Nova imagem

Perto de inaugurar, em fevereiro, um complexo com 10 mil metros quadrados, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem apresenta hoje a logo criada pela Agência Soluções. “Ao atualizar a marca, procuramos mostrar a constante modernização dos nossos equipamentos e serviços”, indica o oftalmologista Emir Amin Ghanem, diretor técnico da instituição setentona e uma das mais tradicionais em saúde ocular no Estado.

Publicado em 29/11/12-00:30