Mais de mil soldados de Santa Catarina serão promovidos a cabo em janeiro

Todas as vagas de cabo da PM e do Corpo de Bombeiros serão preenchidas. É o que diz projeto aprovado nesta terça(13) na Comissão de Justiça.

João Meassi
João Meassi


Florianópolis

Em 31 de janeiro mais de mil soldados da Polícia Militar de Santa Catarina  e do Corpo de Bombeiros Militar serão promovidos a cabo. Isso é o que estabelece projeto de lei complementar 52/2011, de autoria do Executivo, aprovado na manhã desta terça-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça e a partir das 13h30 será analisado na Comissão de Finanças para ir a votação em plenário na quarta-feira (14).  A matrícula será automática e o curso de formação à distância.

Para o deputado estadual e presidente da Associação dos Praças de Santa Catarina, sargento Soares (PDT) o projeto vai dar mobilidade funcional na carreira dos militares. O deputado informou ainda que a partir de 1º de fevereiro os cursos que houverem as vagas serão preenchidas no percentual de 70% por seleção e 30% por antiguidade. A promoção de mais de mil soldados vai custar para o governo R$ 160 mil a mais por mês. “É um benefício muito grande se comparado proporcionalmente com o gasto que é pequeno”, disse o deputado sargento Soares. Ele revelou que a promoção de soldados é uma luta de mais de 10 anos da Aprasc, da qual ele é presidente e nessa década se reveza na direção da entidade com o cabo Manoel João da Costa, o J. Costa.

A partir de 2017, tanto cabo da Polícia Militar quanto sargento terão que ter curso superior. Outro projeto, o 51/2011,  estabelece a promoção do tenente-coronel com mais de 30 anos de serviço, com interstício de 3 anos (tempo mínimo no posto) poderá requerer a promoção de coronel.  O deputado Amauri Soares briga para que o 1º sargento tenha o mesmo direito de ser promovido a sub-tenente.

 

Carreira na PM

Praças

Soldado 3º 2º 1º

Cabo

Sargento 3º 2º 1º

Sub-tenente

Oficiais

Tenente 2º 1º

Capitão

Major

Tenente-coronel

Coronel

Publicado em 13/12/11-13:47


Matérias relacionadas