Nível do mar subiu mais em cem anos que nos três últimos milênios

Especialistas acreditam que entre 1900 e 2000, o mar subiu 14cm por causa do degelo


Um estudo publicado nesta segunda-feira (22) na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) revelou que o nível dos oceanos subiu mais rapidamente entre os anos de 1900 e 2000 do que nos três últimos milênios. Isso aconteceu devido às alterações climáticas.

Ao longo do século XX, os mares subiram cerca de 14cm por causa do degelo, principalmente no Ártico. Os climatólogos acreditam que, sem a elevação da temperatura do planeta, o nível do mar teria subido menos da metade do que subiu nestes últimos cem anos.

Arquivo/ Agência Brasil/Divulgação
O degelo pode ter provocado o aumento do nível do mar em 14cm em cem anos

 

O século passado “foi excepcional em comparação com os últimos três milênios e a elevação no nível dos oceanos acelerou nos últimos 20 anos”, afirmou Robert Kopp, professor do departamento de Ciências da Terra da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos.

Segundo o estudo, entre os anos 1000 e 1400, período marcado por um arrefecimento planetário de 0,2°C, o nível dos oceanos baixou cerca de 8cm. A temperatura mundial média está, atualmente, um grau acima do que a do final do século 19.

Para a análise, os cientistas compilaram dados geológicos sobre o nível das águas, como em pântanos e recifes de corais, sítios arqueológicos, além de dados referentes a marés em 60 pontos do globo nos últimos 300 anos.

Os climatólogos ainda estimam que o nível dos oceanos pode aumentar, “muito provavelmente”, de 51cm para 1,3m durante este século, “caso o mundo continue a ser tão dependente de energias fósseis”.

Acordo de Paris

Assinado por 195 países em 12 de dezembro do ano passado, o acordo de Paris pretende conter a elevação das temperaturas em dois graus acima da era pré-industrial. Segundo o estudo, se os países conseguirem uma eliminação gradual do uso do carvão e dos hidrocarbonetos, o aumento do nível dos oceanos poderá se limitar entre 24cm e 60cm. 

*Com informações da Agência Brasil e Agência Lusa

Publicado em 23/02/16-10:37

Matérias relacionadas