Fatma lança campanha por praias mais limpas no litoral catarinense

Fundação foca na educação ambiental e deve lançar um selo verde para empresas sustentáveis

Cristina Pierini
Cristina Pierini


Florianópolis

Na tarde desta quinta-feira, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) lança a campanha “Coleta de Esgoto Adequada – Faça a sua parte”.  O lançamento será na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, às 14h, com distribuição de cartilha sobre a ligação correta de esgoto e atividades para as crianças, como o ecoônibus e uma peça teatral.

 

Marco Santiago/Arquivo/ND
Marco santiago/Arquivo/ND
Campanha busca educar e conscientizar população sobre o descarte correto de materiais

 

A campanha educativa é voltada aos moradores do litoral catarinense para que não realizem o descarte incorreto de efluentes, uma das principais causas para a poluição das praias. “Queremos prevenir e não agir sobre a consequência. Para isso, vamos investir na educação e, também na prevenção”, disse o Presidente da Fundação, Gean Loureiro.

A ação faz parte da operação iniciada em fevereiro deste ano pela Fatma, para melhorar a balneabilidade das praias de Santa Catarina. Além de educação ambiental, a Fundação reforçou a fiscalização contra esgotos clandestinos, marinas irregulares e caminhões limpa-fossa sem licença ambiental.

Selo Verde de reconhecimento

Focando na educação ambiental, a Fatma quer incentivar os estabelecimentos a utilizarem práticas mais sustentáveis em seu dia a dia.  Com este objetivo, a Fundação criou o “Selo Verde” e o “Selo Verde Amigos da Lagoa”, para reconhecer os locais que contribuem para o meio ambiente.

O reconhecimento acontecerá através de uma tabela de critérios, que variam desde a utilização de materiais renováveis até a captação de luz solar. Os pontos variam de 3 a 5 e a pontuação máxima pode chegar a 40. Para ganhar o Selo, é preciso que o estabelecimento atinja o mínimo de 60%, ou seja, um total de 24 pontos. 

Publicado em 08/08/13-10:31