O Poder da Oratória

Também na Tradição o poder da Oratória é fundamentar para a dissiminação dos conceitos que devem passar de geração em geração pela oralidade

João Severo de Lima Jr.
João Severo de Lima Jr.
Advogado,Tradicionalista, apaixonado por Joinville e pelos valores culturais do Sul do Brasil. Está no ND desde o início


Joinville


O PODER DA ORATÓRIA

Aproveitando a lembrança da data de 27 de janeiro Dia Mundial da Oratória , vivida na ultima sexta feira pelo mundo afora, gostaria de ressaltar o valor e o poder deste importante instrumento natural de que dispõe o ser humano na convivência pacífica e na difusão de idéias. É por meio da boa oratória, que se cria a informação e aprofunda-se o conhecimento, buscando difundir valores, que se não forem transmitidos, põe em risco a continuidade de certas tendências, hábitos e costumes.


ORATÓRIA MUNDIAL

Desde bem cedo, antes mesmo de me tornar advogado, quando acompanhava os discursos proferidos pelo meu velho e saudoso Pai, o Major Lima do Sesi, que neles defendia a aproximação do operário e do patrão - quando muitos apostavam no atrito e  desentendimento entre estes - eu passei a gostar de uma boa oratória como forma de unir interesses difusos. Em minha profissão, por mais de 26 anos,  tem dado certo.


LENA SOUZA

Com o advento da formação da equipe Chão Farrapo para a TV, conheci mais de perto, minha hoje grande amiga Lena Souza , que em 2005 sagrou-se Campeã Mundial de Oratória em concursos realizados pela Câmara Junior Internacional(JCI). Exemplo de dedicação a causa, Lena passou a facilitar a vida de muitos tímidos que hoje se orgulham em falar em público.

Divulgação
Lena, Parceira de comunicação e Campeã Mundial de Oratória


BARRA DO SUL

Cavaleiros de Joinville e Região irão se concentrar em Barra do Sul no próximo domingo dia 5 de janeiro, para participar de uma cavalgada e missa crioula na comunidade local.  A iniciativa que tem apoio mássico  dos cavaleiros de nossa cidade, não prevê inscrição prévia, apenas é bom lembrar que será exigido exames de saúde dos animais envolvidos e a respectiva GTA, à cargo da CIDASC.


CHASQUE DO GAUCHÃO

Circula na internet um “chasque” de nosso amigo Manoel Vigneaux – O Gauchão, questionando as lideranças do MTG quanto ao decréscimo acentuado das iniciativas voltadas à Tradição. Verão é sempre assim por aqui. Calma, gauchão, daqui a pouco as brasas se juntam e a coisa pega fogo de novo, como acontece há séculos. Quem viver verá !


HERANÇA NATIVA

O Grupo Herança Nativa, convida os interessados em aprender a dançar modas gauchescas, para entrar em contato pelo www.herancanativa.com.br , pois vai iniciar em fevereiro mais um sensacional curso, totalmente gratuito, como sempre acontece no Herança Nativa. A iniciativa faz parte das comemorações dos 20 anos do Herança Nativa, que eu ajudei o Paulo Santos à formar. Tô ficando velho mesmo !

Até segunda-feira que vem, se Deus quiser!

Publicado em 30/01/12-03:00

Matérias relacionadas