Joinville não vai aderir à unificação do calendário escolar sugerido pelo Estado

Cidade segue data própria para início do ano letivo em 2014, previsto para dia 10 de fevereiro

João Batista da Silva
João Batista da Silva


Joinville

Joinville não está dentro da unificação das datas do calendário escolar entre as redes estadual e municipal de ensino para 2014. A volta às aulas na cidade acontece no dia 10 de fevereiro, conforme já divulgado anteriormente. A unificação do calendário foi proposta tratada ainda em agosto do ano passado entre a secretaria estadual de Educação, a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina) e o Sinepe (Sindicato Estadual das Escolas Particulares).

Fabrício Porto/Arquivo/ND
Em reforma, escola Elizabeth von Dreifeuss terá nova cobertura, pintura interna e até um elevador

 

Para este ano letivo, foram consideradas as datas de 13 de fevereiro para início das aulas e de 19 de dezembro para término, além do período de recesso entre 21 de julho e 1º de agosto. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o acordo define datas de referência, que podem ser flexibilizadas pelos municípios para antes ou depois do estipulado, em adequação a situações específicas de cada região, como reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cronograma de exames e feriados municipais.

O entendimento segue o mesmo na rede particular, que aplica um calendário paralelo com datas que podem variar de uma unidade para outra, conforme a necessidade. Pela rede estadual, as gerências regionais de Educação têm autonomia para adequar o calendário de acordo com as necessidades locais. É preciso garantir no mínimo 200 dias letivos no ano, com 800 horas/aula. Na região de abrangência da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville, a volta às aulas segue a data definida pelo Estado – 13 de fevereiro, com os professores retornando ao trabalho uma semana antes.

Publicado em 08/01/14-09:10