Estado comeca a contratar professores ACTs

primeira chamada dos aprovados em caráter temporário segue até o dia 28 em todo o Estado. A segunda chamada está prevista para fevereiro

Windson Prado
Windson Prado
Repórter de Segurança e Geral do Jornal Notícias do Dia Joinville


Joinville

Ao contrário do ano passado, o primeiro dia de contratação dos professores estaduais ACTs (Contratados em caráter temporário) foi tranquilo, nesta segunda-feira, em Joinville. Pela manhã cerca de 200 profissionais de matemática que disputaram as vagas remanescentes do quadro de temporários do Governo do Estado estiveram na Gered (Gerência Regional de Educação) para efetivar a contratação e escolher entre as vagas, onde querem lecionar. À tarde foi a vez dos educadores de Química, Biologia, Física e Ciências comparecerem na Gered.

Em 2010 o processo foi tumultuado. Houve muita discussão e entre os educadores. Segundo a gerente de ensino, Clarice Portela neste ano, a seleção está mais organizada. “Neste ano nós elaboramos um calendário de convocação dos aprovados, conforme cada disciplina. Assim, os educadores podem se programar e evitar tumultos. Outra novidade é que as vagas abertas são divulgadas em tempo real pela internet. Com isso, o processo de escolha se torna muito mais claro”, explica a gerente.

Em Joinville são 853 vagas para 12 disciplinas de Fundamental e Médio e as tecnologias e educação especial e projetos. A gerente de ensino comenta que em alguns casos a concorrência ficou entre sete candidatos por vaga para as disciplinas regulares e até 20 por um para as séries iniciais.

Em todo estado estima-se que seis mil profissionais devem ser contratados ainda em janeiro. “As contratações ocorrem em função do aumento de turmas de alunos, afastamento de professores para tratamento médico; licenças não remuneradas; de gestação; prêmio, entre outras”, comenta Clarice Portela.

A primeira chamada dos aprovados em caráter temporário segue até o dia 28 em todo o Estado. A segunda chamada está prevista para o período de 14 a 18 de fevereiro. Outras informações sobre o processo de contratação você encontra no site www.sed.sc.gov.br

Saiba mais: Disciplinas disponíveis:

Educação Básica - Matemática, Física, Química, Ciências, Biologia, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Alemão, Espanhol e Italiano, História, Geografia, Tecnologia Educacional e Informática, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso, Séries Iniciais (1ª a 4ª), Didática para a Educação Infantil e Séries Iniciais, Estágio Supervisionado para a Educação Infantil,  e Séries Iniciais; Magistério/Libras; Educação Especial (Deficiência Mental, Visual e Auditiva); Educação Especial/Professor instrutor de Libras e Educação Especial/Segundo professor.

 

Centros de Educação Profissionalizante (Cedups) – Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais.

 

Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) – Matemática, Física, Química, Ciências, Biologia, Arte, Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Espanhol, Sociologia, Filosofia, História, Geografia e  Nivelamento. Para as Casas Familiares Rurais e do Mar : Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Atividades Agropecuárias ou Pesqueiras; Agronegócio; Zootecnia; Agricultura; Recursos Pesqueiros, Ciências Agrárias, Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Educação Especial – Professor Intérprete em Libras; Segundo

Publicado em 24/01/11-12:28


Matérias relacionadas