Chácara Saguaçu oferece mais de 70 pratos

A casa abriu as portas com uma proposta de unir cozinha caseira e opções mais requintadas de culinárias de outras nacionalidades


Rogério Souza Jr./ND
Irmãos. Joari (E)  e Clésio comandam o restaurante

 

Com mais de 70 pratos no cardápio, entre petiscos, sopas, saladas, carnes, aves, massas, risoto, frutos do mar, beirutes, lanches e comidas típicas, a Chácara Saguaçu aposta na qualidade e variedade como diferenciais. O empreendimento dos irmãos Joari e Clésio Castro Florentino abriu as portas há menos de um ano com uma proposta de unir cozinha caseira e opções mais requintadas de culinárias de outras nacionalidades.

Com um visual rústico, totalmente construído em madeira de reflorestamento, a Chácara Saguaçu é resultado de uma pesquisa de mercado feita pelos irmãos nos últimos anos. “A gente tinha a opção de abrir o restaurante em Florianópolis e Balneário Camboriú, mas escolhemos Joinville pela boa localização. Além disso, nós fizemos o resgate das origens do bairro, que antigamente era uma região de bastante chácaras e moinhos”, explica Joari.

O tradicional e o novo se misturam no restaurante. Duas meses, feitas a partir de rodas de engenho, têm mais de cem anos de história e ficam no deck exterior, com teto retrátil que proporciona conforto aos clientes independente do horário da refeição. No cardápio, itens tradicionais como escondidinho e bobó de camarão dividem espaço com risotos elaborados e carnes nobres.

Dentre estas, Joari destaca o carré de cordeiro grelhado, flambado no conhaque e que acompanha molho de hortelã e risoto. “É um prato da cozinha francesa, mas que aqui ganha um toque brasileiro. São poucos os restaurante na cidade que oferecem”, argumenta o proprietário. A carne de cordeiro ainda serve de base para outros itens, como o lombinho em crosta de ervas. Outra exclusividade é o magret de peito de pato grelhado, servido com risoto negro. 

Duas de décadas de experiência

Para manter a grande quantidade de pratos no cardápio, o próprio Joari é responsável pela manutenção da cozinha. Traz consigo mais de 20 anos de experiência na gerência de restaurantes em São Paulo – parte da equipe que trabalhou com ele no sudeste do País agora o acompanha na Chácara Saguaçu. “Sempre falo que nossa especialidade é cozinha contemporânea, porque temos pratos de várias partes do Brasil e do mundo”, explica.

Ao meio dia, além do à lá carte, a Chácara Saguaçu serve bufê. No período da noite, o serviço é exclusivo para o cardápio. O local ainda serve feijoadas aos sábados e fica aberto integralmente durante os finais de semana. “O cliente pode vir no sábado e no domingo a qualquer hora que terá todo o cardápio a disposição”, conclui.

 

O que: Chácara Saguaçu

Onde: rua Carlos Benack, 70

Quando: de terça a sexta, das 11h às 14h30, e sábado e domingo a partir das 11h30

Publicado em 06/10/11-21:00


Matérias relacionadas